É bastante claro que o sistema de refrigeração e congelamento são processos indispensáveis em nosso cotidiano, que são utilizados para conservar diversos tipos de mantimento. E uma das principais e mais eficientes formas de realizar esse processo, é através da câmara frigorífica. Além de mantimentos alimentícios, a câmara fria também é uma excelente ferramenta para efetuar o armazenamento de medicamentos e outros tipos de conteúdo (como em necrotérios por exemplo).
Mas para que as câmaras frias garantam a sua excelência, é necessário que esteja funcionando perfeitamente, tanto nas condições dos equipamentos, quanto na faixa de temperatura ideal para o conteúdo, e quando isso não ocorre alguns problemas podem surgir. Um dos problemas mais conhecidos é a umidade na câmara fria, que pode ocasionar um enorme prejuízo, fazendo com que os conteúdos sejam mal conservados e cheguem a estragar. Sendo assim, vamos mostrar as principais causas de ocorrer este tipo de fenômeno, e como pode ser resolvido! Veja:
No setor operacional da câmara fria, existe uma rotina diária de retirar e inserir produtos da câmara frigorífica, e caso não seja feito corretamente, pode gerar uma série de problemas, visto que a posta ficará aberta, facilitando a entrada de ar e umidade externa.
Este tipo de fluxo prejudica o equilíbrio térmico já estabelecido, e faz com que o motor fique sobrecarregado em seu funcionamento para poder atingir a temperatura necessária. Para que isso não ocorra, o recomendado é que a porta fique aberta somente no tempo necessário, e sempre ser confirmado se ela está fechada devidamente.
Ainda sobre a umidade que entra na câmara, ela poderá acarretar na formação de gelo no interior, interferindo diretamente no funcionamento da câmara frigorífica. É necessário adotar o hábito de realizar o degelo seguido de higienização, pois são elementos indispensáveis para o bom funcionamento da mesma.
Faça um cronograma de degelo e limpeza do equipamento. A higienização deverá ser periódica e também realizada de maneira adequada, pois do contrário pode causar danos à máquina.
Como já citamos em diversos conteúdos, a manutenção preventiva é ótima para identificar qualquer tipo de futuro dano que possa ocasionar no sistema, seja nos equipamentos ou algum elemento que faça parte da câmara. A umidade da câmara fria poderá ser revertida em casos de desgastes de elementos ou defeitos que são difíceis de serem identificados visualmente.
Existe uma série de fatores que podem prologar e evitar futuros danos em sua câmara fria, então continue nos acompanhando e conheça dicas indispensáveis. Ficou alguma dúvida? Ente em contato com a gente: (16) 2101-7700.
Ribeirão Preto:
(16) 2101-7700
São Sebastião do Paraíso:
(35) 3531-4446
Sorocaba:
(15) 3212-3110
Loja 1:
Rua José de Alencar, 436
Campos Elíseos - 14080-350
Ribeirão Preto - SP
Loja 2:
Rua dos Antunes, 733
Centro - 37950-000
São Sebastião do Paraíso - MG
Loja 3:
Rua Comendador Oetterer, 1244
Vila Carvalho - 18060-070
Sorocaba - SP
E-mail:
vendas@multifrio.com.br