Os produtos que necessitam de armazenamento em baixa temperatura, por serem de fato mais sensíveis, podem se tornar impróprios para consumo facilmente em qualquer situação de variação de temperatura imprevista.
No caso de ocorrer alguma falha do sistema, por exemplo, no período em que o problema não é resolvido, o tempo ocioso pode gerar um agravante de prejuízos, principalmente por parte da perda de produtos, e também grandes gastos de última hora.
Pensando nestes acontecimentos, falaremos de uma boa pratica indispensável para aqueles que utilizam equipamentos frigoríficos em sua linha de produção: A manutenção preventiva!
Como já descreve o nome, a manutenção preventiva em câmaras frias, além de evitar futuros problemas, aumentar a vida útil de cada componente da câmara e permite melhoria e estabilidade em seu desempenho. Isto porque, podem ocorrer pequenas falhas, que mesmo não ocasionando grandes danos, afetam diretamente o desempenho do sistema, e acaba sobrecarregando os outros componentes, aumentando gradativamente o consumo de energia. No decorrer do tempo, esta situação vai acumulando sempre mais gastos, o desgaste vai se acentuando, dando abertura para possíveis quebras ou a necessidade de reposição de componentes/peças.
Visto isso de uma forma estratégica, o investimento na manutenção preventiva frigorífica é visto como um grande benefício, pois alavanca indicadores positivos, diminuindo diretamente gastos com: energia, manutenção imprevista, troca de peças danificadas por desgaste e a perda de produtos perecíveis em decorrer ao tempo ocioso de serviço. Então, caso a manutenção preventiva na câmara frigorífica se torne rotina, acarretará á longo prazo em um enorme avanço nos resultados, lucros e desenvoltura na operação.
Segundo o Manuel de boas práticas elaborado pela ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) voltado para sistemas de ar condicionado e refrigeração de supermercados, é correto manter esta rotina registrada em uma planilha própria de manutenção preventiva contendo dados de pressão e temperatura, podendo assim ser comparadas e facilitando para identificar possíveis alterações ou falhas.
E lembre-se do primordial: É necessário que este tipo de serviço seja feito por um técnico qualificado de confiança, pois do contrário, pode acarretar em problemas maiores e indesejáveis, gerando também mais gastos desnecessários, retrabalho e dor de cabeça.
Existem algumas outras práticas que poderão contribuir para que você evite que a sua câmara fria tenha algum problema maior, e também poderão ser considerados como formas de prevenção e também manutenção da sua câmara, sendo assim siga estas dicas:
A forma que você armazena os produtos no interior de sua câmara serão essências para manter uma boa circulação pelos responsáveis de operação de sua câmara, assim também para o movimento do ar frio entre todos os produtos que estejam em seu interior. É necessário sempre manter o limite de produtos indicado, para que a câmara não tenha uma sobrecarga e diminui a qualidade de resultados do sistema. Outra coisa muito importante é deixar a saída de ar do evaporador livre, para que evite problemas direcionados ao equipamento, ao sistema, e ao funcionamento da câmara.
A porta frigorífica é um dos equipamentos indispensáveis da câmara fria, além de manter a temperatura ideal em seu interior, ela também é adaptável de acordo com o modelo da câmara. A porta frigorífica possui um papel ideal, sendo necessário ter uma certa atenção, até porque, como ela possui a responsabilidade de manter a temperatura em seu interior, então é necessário que ela fique fechada na maior parte do tempo para que não atrapalhe no funcionamento ideal esperado pela câmara, sendo assim, muito cuidado na operação!
Ela é primordial em todas as fases do processo de congelamento do produto, e também uma grande aliada nas boas práticas de prevenção de danos no sistema frigorífica de uma câmara: a higiene! Além dos produtos, o próprio gelo ou humidade pode acumular bactérias, ou tornar o ambiente inadequado para a conservação de certos produtos, como alimentos por exemplo. Além das bactérias, a falta de higiene poderá concentrar gelo em seu interior, e consecutivamente danificar os equipamentos internos ou externos. Inclua a higiene da câmara de dos elementos na rotina de operação de sua câmara fria.
Um dos fatores necessários para que se evite qualquer dano na câmara é a inspeção continua do equipamento;
Além da verificação visual se há vazamentos, rompimentos ou desgastes na estrutura, é importante também
É um fator determinante de importância para o funcionamento da câmara, visto que a funcionalidade da câmara se trata justamente da configuração da temperatura de acordo com o alimento e objetivo (congelamento ou resfriamento). Então é necessário que sejam feitas inspeções constantes na performance e regulagem da temperatura, para que a mesma não sobrecarregue os outros equipamentos.
Você vai notar que estes processos irão contribuir para que até a própria operação melhore, e à longo prazo te fará economizar, tanto em produtos, quanto em equipamentos que terão a vida útil estendidas significativamente, por isso, adote desde já as práticas de manutenção preventiva em sua câmara fria. Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco, ligue: (16) 2101-7700.
Atualizado 04/01/2023
Ribeirão Preto:
(16) 2101-7700
São Sebastião do Paraíso:
(35) 3531-4446
Sorocaba:
(15) 3212-3110
Loja 1:
Rua José de Alencar, 436
Campos Elíseos - 14080-350
Ribeirão Preto - SP
Loja 2:
Rua dos Antunes, 733
Centro - 37950-000
São Sebastião do Paraíso - MG
Loja 3:
Rua Comendador Oetterer, 1244
Vila Carvalho - 18060-070
Sorocaba - SP
E-mail:
vendas@multifrio.com.br