Como já comentamos aqui em nossos outros blogs, o sistema de refrigeração é uma ferramenta muito importante para que tem um negócio comercial que envolve alimentos, tanto na parte de comercialização, quanto na parte de distribuição, e isso não é diferente para a empresa que irá realizar o transporte destes alimentos (de forma refrigerada).
Com o aumento de distribuição de alimentos nos últimos anos, caminhões ou automóveis menores podem conter um sistema de refrigeração embutido, que serão responsáveis para manter a baixa temperatura dos alimentos ou conteúdos que serão transportados, que poderão ser tanto para grandes distâncias, ou distâncias mais próximas. Sendo assim, iremos falar um pouco mais neste artigo, as principais características da câmara fria para transporte. Acompanhe:
O sistema de refrigeração do baú refrigerado é bem parecido com o aparelho de ar condicionado Split porque ele possui uma unidade evaporadora que fica na sua parte interna, que trabalha com o vento frio, e também a condensadora (onde se encontra o compressor e também o condensador) que fica na parte externa, onde o trabalho é realizado com fluído e exalando ar quente retirado do interior. Para que o sistema de refrigeração de transporte funcione, é necessário que o compressor esteja sempre em movimento, sempre bombeando o fluído, onde pode ser adaptado a técnica do motor diesel independente, ou Direct Drive, ou também o Sistema Eutético. Veja:
Este tipo de sistema utiliza motor diesel dentro da unidade condensadora, que pode ser um motor menor para diesel vermelho ou branco. Alguns deles utilizam também catalisadores onde diminuirão a emissão de poluentes. A vantagem (ou desvantagem) de usar esse tipo de unidade condensadora é que o compressor continuará sempre funcionando enquanto o veículo esteja abastecido, mesmo que o motor do caminhão tenha algum problema.
É o modelo para quem não possui o motor próprio, pois ele dependerá do motor do veículo para se movimentas. Existem dois tipos de Direct Drive: Com alternador ou com correi, veja:
O motor do caminhão movimenta um alternador com uma correia, que receberá o movimento de rotação, gerando energia que é enviada para o compressor, sendo o motor mecânico ou elétrico.
O motor movimenta o compressor que é totalmente mecânico, e é movimentado através de uma correia, onde não possui a necessidade de energia elétrica.
Este sistema poderá ser utilizado para transportar comidas congeladas, com temperaturas que poderão atingir até -25° C, ou também alimentos com temperaturas de 0°C a 4°C. Ele funcionará com o caminhão parado, onde o motor compressor bombeia o fluído refrigerante, fazendo com que o fluído eutético que fica em suas placas, congele. Para isso, será necessária uma fonte de energia trifásica (o compressor). Quando o veículo está em movimento, ocorre uma troca de calor entre estas placas eutéticas e alimentos. As temperaturas das placas aumentam, enquanto a temperatura no interior do báu fica reduzida.
Dependendo volume de carga que sua empresa transporta, e também operação, deve ser avaliado o tipo de veículo de transporte que será utilizado para esta ação, sendo assim, faça já o seu projeto gratuito com alguém que entende do assunto, a Multifrio! Ligue: (16) 2101-7700. Até o próximo post!
Ribeirão Preto:
(16) 2101-7700
São Sebastião do Paraíso:
(35) 3531-4446
Sorocaba:
(15) 3212-3110
Loja 1:
Rua José de Alencar, 436
Campos Elíseos - 14080-350
Ribeirão Preto - SP
Loja 2:
Rua dos Antunes, 733
Centro - 37950-000
São Sebastião do Paraíso - MG
Loja 3:
Rua Comendador Oetterer, 1244
Vila Carvalho - 18060-070
Sorocaba - SP
E-mail:
vendas@multifrio.com.br