• Telefone: (16) 2101-7700
  • E-mail: vendas@multifrio.com.br
  • Horário: Seg à Sex: 8:00 - 18:00h Sábados: 8:00 - 12:00h
04/04/2022

 No mundo dos alimentos perecíveis, o crescimento do mercado frigorífico aumentou significativamente nos últimos 50 anos, e mais precisamente, o universo das câmaras frias deixou de estar presente somente em frigoríficos de carne e passou a ser também um equipamento necessário para outros tipos de alimentos também perecíveis, ou no caso, vivos. Neste aspecto, estamos nos referindo às câmaras frias para hortifrúti.

 Quando falamos de “Horifrutis” estamos nos referindo à ciência agronômica, ou horticultura, onde se trata do cultivo de plantas, legumes, verduras, frutas, flores, jardins, entre outro. Neste ramo podemos falar especificar dois termos que irão se voltar para a área alimentícia, que seria a Olericultura (onde compreendemos o cultivo das verduras e legumes) e também a Pomologia/Fruticultura (onde se compreende o plantio de espécies frutíferas). E quando estes tipos de alimentos são voltados para a comercialização, temos que analisar a forma que ele será conservado e também manuseado, pois como são alimentos vivos, podem ter facilmente danos ou perda de qualidade muito fácil, devido à humidade, temperatura, oxidação, entre outros. Sendo assim equipamento que vai auxiliar (e muito) na organização e operação do negócio será a Câmara Fria para Hortifrúti.

 Quando o legume ou o vegetal é retirado da sua fonte de nutrientes eles automaticamente começam esgotar a sua matéria orgânica para respirar, acelerando seu amadurecimento e também envelhecimento, então o papel da câmara frigorífica para hortifrútis é manter seus nutrientes, coloração, textura e sabor, para que a comercialização seja feita ao máximo, e para que não obtenha desperdícios ou também prejuízo.

O que compõe a Câmara Fria para Hortifrútis?

 O equipamento será planejado e apropriado para armazenar hortaliças e leguminosas, retardando a degeneração dos FLV, e será necessário que possua os equipamentos e componentes necessários para manter a temperatura ideal (positiva) para que os alimentos não congelem e apenas fiquem frescos, isso porque a baixa temperatura pode “queimar” o alimento. Será necessário também ter atenção em alguns componentes como: Controle de umidade, a refrigeração e circulação do ar interiormente, iluminação ajustada, controle e verificação constate de temperatura, entre outros. Além disso, as câmaras frias para hortifrúti precisarão de alguns acessórios internos, como prateleiras por exemplo, para manter a organização e qualidade dos produtos.

 Caso tenha um estabelecimento e deseja realizar a implementação da câmara fria, ou pelo menos saber melhor como funciona o processo, faça uma simulação gratuita com a nossa equipe especializada. Ligue para: (16) 2101-7700 e fale com a gente!

Faça um Orçamento

Deixe um comentário

  • Ribeirão Preto:
    (16) 2101-7700
    São Sebastião do Paraíso:
    (35) 3531-4446
    Sorocaba:
    (15) 3212-3110

  • Loja 1:
    Rua José de Alencar, 436
    Campos Elíseos - 14080-350
    Ribeirão Preto - SP

    Loja 2:
    Rua dos Antunes, 733
    Centro - 37950-000
    São Sebastião do Paraíso - MG

    Loja 3:
    Rua Comendador Oetterer, 1244
    Vila Carvalho - 18060-070
    Sorocaba - SP