Se você trabalha com refrigeração e/ou é técnico refrigerista, provavelmente já sabe dos perigos que podem ocorrer, causados por vazamentos do fluído refrigerante. Este tipo de fator poderá provocar uma série de perdas, principalmente econômicas, mas calma! É possível evitar que isso ocorra com a ajuda da manutenção preventiva, que diminuirá maior parte dessas complicações. Mas antes disso, ára entender melhor como impedir a evasão ou vazamento do gás refrigerante, vamos compreender como ocorre o problema, acompanhe:
Diagnosticar o real motivo de vazamento pode não ser uma tarefa tão fácil, principalmente em sistemas de grande porte. Sendo assim, este tipo de sistema precisará de uma atenção maior de seus responsáveis, e também, claramente, com a ajuda dos profissionais especializados de refrigeração. Será necessário considerar desde o custo do produto para reposição, até o custo por serviço, além também do prejuízo causado pelo período em que a câmara estará desativada. Isto porque deverá ser realizada a manutenção periódica do equipamento onde serão analisadas pelos profissionais características como: Umidade no compressor, baixa performance e até presença de óleo envolto às conexões.
A resposta é que não existe uma razão específica para o aparecimento destes vazamentos. A origem do problema pode ser associada ao desgaste de componentes decorrente ao tempo, utilização de instrumentos perfurantes para retirada do acúmulo de gelo, ou até mesmo o excesso de vibração dos motores, que podem causar microtrincas difíceis de serem identificadas somente a olho nu. Mas existe alguma forma para podermos resolver esse problema? Claro sim, e vamos explicar a seguir:
Como é grande a dificuldade de localizara estas rachaduras, a principal dica é a adoção de medidas preventivas, então vamos destacar alguns testes que poderão ser feitos:
É o método mais conhecido e utilizado em situações que envolvam gases ou outros fluídos refrigerantes. A técnica também é utilizada em gases de cozinha, onde consiste em apenas incluir água e sabão nas regiões que possuem maior prospecção de terem vazamento, caso as bolhas se formam é porque de fato será necessária uma manutenção mais profunda;
Alguns compostos químicos visíveis apenas com luz ultravioleta (UV) pode indicar a existência de problemas que causarão vazamentos. Os corantes fluorescentes serão misturados com o óleo lubrificante, no ato da manutenção sistêmica. Caso o corante escape do circuito, será possível analisar com o auxílio da radiação UV.
Semelhante ao teste com as bolhas. Será necessário a submersão do equipamento suspeito em um recipiente com água, e caso sejam formadas bolhas, estará indicando que o sistema está de fato com vazamento.
Estes tipos de dispositivos são próprios para realizar estes testes. Eles contam com sensores acoplados e normalmente possuem display de LED. É um método mais moderno para a detecção do vazamento de gás refrigerante, além de serem confiáveis e facilitadores no processo. Existem detectores que poderão identificar tais elementos como: flúor, bromo, iodo ou até cloro.
Está com problemas com o seu equipamento? Não deixe de fazer a manutenção preventiva para resolver o problema antes mesmo que ele ocorra, e lembre-se sempre se procurar um profissional de confiança. Gostou do conteúdo? Não deixe de nos seguir nas redes sociais.
Ribeirão Preto:
(16) 2101-7700
São Sebastião do Paraíso:
(35) 3531-4446
Sorocaba:
(15) 3212-3110
Loja 1:
Rua José de Alencar, 436
Campos Elíseos - 14080-350
Ribeirão Preto - SP
Loja 2:
Rua dos Antunes, 733
Centro - 37950-000
São Sebastião do Paraíso - MG
Loja 3:
Rua Comendador Oetterer, 1244
Vila Carvalho - 18060-070
Sorocaba - SP
E-mail:
vendas@multifrio.com.br