Atualmente, com a evolução do sistema de refrigeração, começamos a ter várias inovações que antes, normalmente, eram instaladas somente em locações industriais ou comerciais de grande porte. Uma destas inovações que vêm ganhando muita força no mercado moderno é a sofisticada adega de vinhos, que hoje em dia pode ser um diferencial no design e harmonização de ambientes gourmets.
Para manter a conservação ideal deste precioso líquido, são necessários alguns cuidados principais com a adega de vinhos, e uma atenção especial em alguns fatores. Para ficar mais claro, falaremos destes cuidados a seguir.
É comum saber que quanto mais idade o vinho possui, melhor ele fica, mas isso de fato não é lei. Dependendo do tipo da uva, ele pode não ter o tempo de vida tão longo assim. Porém, com a ajuda da baixa temperatura que a adega climatizada de vinhos proporciona, o tempo de qualidade do produto pode prolongar ou até dobrar, sem perder o sabor e o aroma. A temperatura ideal para armazenar vinhos brancos, rosés e espumantes normalmente é de 7° a 12° C enquanto de vinhos tintos é entre 12° e 18° C podendo ter a qualidade estendida por mais tempo. No geral, o aconselhado é manter a temperatura próxima aos 10° C, valendo ressaltar que é importante que a temperatura se mantenha no mesmo nível constantemente, pois no caso de alguma variação, ela afetará diretamente a qualidade do vinho.
A umidade ideal para a adega de vinhos varia entre 60% a 75%, isso porque quando a umidade é muito baixa e o local se torna mais seco, a rolha pode ressecar, caso seja de baixa qualidade, permitindo assim a entrada de oxigênio na garrafa. O contato do vinho com o oxigênio tem um índice prejudicial muito alto, pois provoca a oxidação do líquido. As tampas “screw-cap” (ou tampas de rosca, como conhecemos no Brasil) são ideais para evitar qualquer tipo de entrada de ar, que podem ser ocasionadas devido ao tempo.
Agora, caso a umidade esteja acima do indicado, ela pode danificar o rótulo e permitir a aglomeração de fungos e microorganismos indesejáveis.
Muitos se questionam se o posicionamento da garrafa realmente faz alguma diferente em relação ao armazenamento correto do vinho. E a resposta é sim! Quando se trata de uma garrafa de rolha, o ideal é manter a garrafa na horizontal ou de alguma forma que o líquido fique constantemente em contato com a garrafa, para assim manter a rolha úmida, evitando seu ressecamento. A garrafa com a tampa de rosca não possui uma posição correta, podendo ser armazenada de ambas as formas.
Algo que pode não ser óbvio, mas também é um fator que pode prejudicar a qualidade do produto na adega para vinhos é o espaço em que uma garrafa terá de distanciamento da outra, isso porque a circulação de ar é um fator muito importante para que a climatização seja eficaz, precisando que essa distância possua no mínimo 6 cm.
Iluminação direta deve ser primordialmente evitada, sendo luz solar ou artificial, assim como o calor causado por equipamentos elétricos que prejudicam o desempenho da adega climatizada.
O manuseio das garrafas ou vibrações causadas tanto externamente, quanto nas próprias prateleiras não são propícios para o armazenamento de vinho, pois causam reações químicas que permitem o envelhecimento do vinho e contribuem com a perda de qualidade.
E por fim, é necessário ficar atento a vedação da porta, mantendo sempre ela fechada, evitando assim a troca constante entre o ar e a temperatura interna/externa do ambiente, prolongando a performance da adega.
Ribeirão Preto:
(16) 2101-7700
São Sebastião do Paraíso:
(35) 3531-4446
Sorocaba:
(15) 3212-3110
Loja 1:
Rua José de Alencar, 436
Campos Elíseos - 14080-350
Ribeirão Preto - SP
Loja 2:
Rua dos Antunes, 733
Centro - 37950-000
São Sebastião do Paraíso - MG
Loja 3:
Rua Comendador Oetterer, 1244
Vila Carvalho - 18060-070
Sorocaba - SP
E-mail:
vendas@multifrio.com.br