Você faz a manutenção da sua câmara fria com frequência? Além dessa manutenção, existem algumas práticas que quando adotadas, podem evitar gastos futuros com problemas técnicos além de perda de estoque. Pensando nisso listamos 6 cuidados importantes para sua câmara fria manter sempre qualidade em sua performance, confira a seguir.
Como já sabemos, existem hoje inúmeros segmentos diversificados que contam com a instalação de uma câmara frigorífica, que dependendo da necessidade de sua estocagem, o tamanho pode variar. Este cálculo que determina o tamanho e a capacidade já é estipulado desde o início do projeto da câmara de acordo com a necessidade do cliente, e precisa ser respeitado em toda sua performance depois que já está instalada. O primeiro cuidado necessário para câmara fria desta lista é evitar sobrecarga do volume limite determinado para aquele projeto, pois isso afeta diretamente na qualidade de refrigeração do conteúdo podendo não obter a precisão na atuação de forma esperada e afetar o desempenho do motor.
Além de estar dentro do limite de conteúdo armazenado, outra dica necessária para câmara frigorífica é manter a organização na hora de estocar a mercadoria. Acontece que o distanciamento entre cada conteúdo ajuda na circulação de ar frio, facilitando o desempenho do evaporador (que também não pode ter sua saída de ar bloqueada). Além disso, também é aconselhável manter um espaçamento livre próximo ao teto da câmara frigorífica. Dica extra: Confirme precisamente qual é a melhor forma para estocagem com o fabricante, pois pode variar entre um projeto e outro, e dependendo do segmento de produto.
Este próximo item é um cuidado indispensável na rotina da câmara fria, que seria a higienização da mesma. Para evitar que bactérias se acumulem e afetem a qualidade do conteúdo armazenado, ou que o sistema acumule resíduos indesejáveis, o aconselhável é fazer a desinfetação e limpeza diariamente, retirando os produtos para efetuar tal ação. Com o tempo será necessário também efetuar a limpeza do sistema de refrigeração com um profissional da área, evitando que qualquer um dos componentes do sistema se sobrecarregue e consecutivamente afete todos os outros.
Quando a porta da câmara frigorífica fica constantemente aberta, acaba-se perdendo a qualidade de performance do sistema, e dificulta o atingimento da temperatura ideal de forma eficaz que por sua vez acaba “forçando” os componentes de forma prejudicial. Para evitar que isso ocorra, a dica é simples: Evite manter a porta aberta de forma desnecessária, e certifique-se sempre que a porta foi fechada corretamente. Outro cuidado importante com a câmara fria é lembrar de manter a luz apagada quando não estiver sendo operada, pois isso afeta diretamente a performance da câmara e consecutivamente aumenta o gasto de energia sem necessidade.
Além de fechar a porta, é necessário que também apague a luz! É necessário que essa orientação seja passada aos operadores da câmara frigorífica, pois além de aumentar a temperatura, a luz acesa também irá aumentar o consumo de energia no interior da câmara fria. Quando o calor é gerado, o sistema aumenta sua potência para poder retornar à temperatura programada, e isso também irá sobrecarregar o funcionamento da câmara fria.
Este cuidado é essencial para sua câmara fria, pois é o dado que vai definir se os equipamentos estão performando de forma efetiva. Ao efetuar essa verificação, você pode identificar antecipadamente se o sistema está sofrendo alguma oscilação de temperatura (que pode ser causado por falhas mecânicas), evitando assim perder produtos, ou até regularizar o sistema antes mesmo dele apresentar sérios problemas que pode estacionar sua operação. O indicado é conferir a temperatura 3 vezes ao dia pra ter uma base entre uma conferência e outra, de forma mais assertiva.
A forma que os produtos são armazenados no estoque implica diretamente na qualidade do serviço e funcionamento da câmara fria. É necessário que a porta e a passagem de ar não sejam bloqueadas, pois isso resultaria em problemas até com a temperatura.
Outra atenção necessária é no espaçamento entre os produtos, para que o ar frio passe entre eles, e mantenha todos igualmente refrigerados.
Planeje o layout desde o início, de acordo com o volume de produtos que irá armazenar.
Pois é, esse cuidado com a câmara fria é um dos principais, pois caso você obstrua a saída de ar da câmara fria ela irá desencadear uma série de outros problemas, como por exemplo: criação de gelo no interior da câmara fria, irregularidade na temperatura, sobrecarga nos equipamentos, levando ao desgaste e assim, à danos e/ou possíveis defeitos.
Estes tipos de defeitos podem fazer com que você tenha que parar a operação da câmara fria para realizar a manutenção, e isso poderá trazer um prejuízo enorme, por isso, fique atento!
E por fim, um dos cuidados principais para ter com sua câmara fria é a manutenção preventiva. Por sua vez, ela vai identificar características que poderão se tornar grandes problemas futuros, e gerar prejuízo de diversas formas, como: substituição de equipamentos, perda de produtos, inatividade comercial devido ao desequilíbrio de estoque, entre vários outros. A manutenção preventiva é muito importante, e você pode ter mais informações conferindo o post que fizemos somente sobre ela.
Como você pode ver, a eficácia da câmara fria vai muito além da qualidade de seus componentes. Você pode ter muito mais qualidade na operação e armazenamento do seu produto, quando adota boas práticas e entende melhor cada uma delas.
E aí, você já conhecia esses cuidados com câmaras frigoríficas? Ficou alguma dúvida? Então comente abaixo que iremos te responder. Até o próximo post!
Editado: 25/04/2022
Ribeirão Preto:
(16) 2101-7700
São Sebastião do Paraíso:
(35) 3531-4446
Sorocaba:
(15) 3212-3110
Loja 1:
Rua José de Alencar, 436
Campos Elíseos - 14080-350
Ribeirão Preto - SP
Loja 2:
Rua dos Antunes, 733
Centro - 37950-000
São Sebastião do Paraíso - MG
Loja 3:
Rua Comendador Oetterer, 1244
Vila Carvalho - 18060-070
Sorocaba - SP
E-mail:
vendas@multifrio.com.br